Terça-Feira, 22 de Setembro de 2020



05 de Maio de 2011
Trauma Dentário | Como salvar um dente


O trauma dentário acontece inesperadamente na forma de um acidente, principalmente nas brincadeiras de criança como andar de bicicleta, patins e skate, ou na prática de esportes, acidentes automobilísticos. Portanto, o cuidado é a única forma de evitar o trauma em dentes de leite ou permanentes e a ação rápida e eficaz, com os procedimentos corretos, podem salvar um dente.


O trauma pode ocorrer basicamente de quatro formas: uma batida mais leve sem grandes problemas para o dente, uma batida com alguma perda dental ou fratura, a intrusão dental, ou seja, o dente afunda na gengiva ou a avulsão - quando o dente sai da boca. A coisa mais importante em todos os casos é procurar o dentista o mais rápido possível, para que ele possa avaliar através do exame clínico e RX, e determinar o melhor tratamento, pois quanto mais rápido for o atendimento, maiores são as chances de um desfecho favorável.



O que devemos fazer frente a um acidente com dentes permanentes: manter a calma e acalmar a pessoa, que pode se assustar com possíveis sangramentos. Identificar o que realmente aconteceu, procedendo da seguinte forma:


1- nos casos de fratura do dente: procure o fragmento, coloque-o dentro de um recipiente com soro fisiológico , leite ou água limpa e procure o dentista com o fragmento. O pedaço do dente talvez poderá ser colado.


2- quando ocorre um desalinhamento ou mobilidade: com uma gaze tente alinhar suavemente o dente, sem pressionar forçadamente. Procure um dentista rapidamente.


3- quando o dente sai inteiro da boca: localize o dente e pegue-o pela coroa (nunca mexa na raiz), lave em soro fisiológico, leite ou água limpa e tente recolocá-lo de volta no seu lugar e procure o dentista. Se não conseguir, coloque o dente em um recipiente com soro ou leite e procure um dentista imediatamente, pois o tempo é fundamental para salvar o dente. Nos casos de dentes de leite, o reimplante do dente é contra-indicado.


Para todos os traumas dentários o sucesso depende dos procedimentos adequados e, principalmente, do tempo em que o dano for reparado,por isso procure um dentista imediatamente, reimplantes dentários até duas horas após o acidente tem grande chance de dar certo.


Créditos:
Rogério R Wendland
cirurgião dentista CRO 9092






Se cadastre e receba novidades via email.

 
Inscrever Cancelar Inscrição














Bottesini Odontologia - Todos os direitos reservados. 2011