Psicologia Existencial do Envelhecimento

A Psicologia exerce importante papel dentro da equipe multiprofissional que atende o paciente geriátrico, acompanhando e monitorando as mudanças de […]

Leia mais

Aconselhamento na perspectiva Fenomenológica Existencial

A publicação, em 1942, do livro Counseling and Psychoterapy de Carl Rogers, possibilitou um deslocamento progressivo da abordagem psicométrica no […]

Leia mais

Aconselhamento em Saúde

A finalidade principal do aconselhamento em saúde é a redução de riscos para a saúde, obtida através de mudanças concretas […]

Leia mais

  • Aconselhamento Psicológico (3)
  • Psicologia do Envelhecimento (6)
  • Psicoterapia em Grupo (4)
  • Psicoterapia Existencial (21)
  • Terapia de Casais (3)
  • Untitled Document

    Rua Sinharinha Frota, 1469, Sta Cruz      
    Matão/SP - 159990-345      
    (16) 3382-4310      
    psicologia@bottesini.com.br      

    Psicoterapia individual ou em grupo?


    Psicoterapia Individual – A duração de uma sessão de atendimento é de 50 minutos. Nesse tempo terapeuta e cliente buscam juntos aprender sobre como este funciona, a partir do relato de suas experiências de vida e também do que pode ser observado no consultório. Uma vantagem da terapia individual é a maior facilidade de exposição por parte do cliente, o que gera uma grande intimidade.

    Psicoterapia em Grupo – A duração de uma sessão de atendimento é de 1 hora e 30 minutos. No grupo o indivíduo interage com outras pessoas em um espaço preparado para facilitar com que ele se perceba neste contato. Isso permite que ele experimente um número riquíssimo de situações onde pode se dar conta de sua maneira de funcionar no contato com o outro. É importante frisar: O que geralmente causa sofrimento ao Ser Humano está ligado a algo inadequado na maneira como ele funciona na relação com o outro, dessa forma a psicoterapia em grupo se torna uma ótima chance de conhecer e superar as dificuldades que perturbam e causam sofrimento a pessoa Humana.

    Independente da técnica utilizada, a base da psicoterapia de grupo é sempre a mesma: o efeito terapêutico das relações humanas em um ambiente protegido e controlado. Observar o próprio comportamento e entender o seu impacto sobre os outros e sobre si mesmo é uma oportunidade única para experienciar a sua própria responsabilidade.

    No grupo todos nascem novamente, nascem juntos no grupo. Cada membro inicia o tratamento em uma posição igual aos outros. Criando sensações nos outros e em si mesmo, constrói e molda um espaço de vida no grupo. Cada um é responsável por seu espaço e os eventos que acontecerão com ele no grupo.

    Ao compreender essa responsabilidade, a pessoa aceita, então, que não existe esperança de mudar, a menos que ela mude. A mudança não se produz sozinha. O indivíduo é responsável pela sua vida passada e presente no grupo (assim como no mundo exterior) e totalmente responsável pelo seu futuro.

    O grupo terapêutico ajuda a pessoa a entender que o mundo interpessoal é organizado de maneira geralmente previsível e ordenado e que ela tem a responsabilidade pela criação do seu mundo e pela sua própria transmutação.

    Psicoterapia de grupo é desenvolver um novo sentido do próprio funcionamento interpessoal no mundo. Somente eu posso mudar o mundo que criei para mim mesmo!

     


    Nenhum comentário
    Dia 29 de August de 2011 por Adail Bottesini


    Deixe seu comentário




    (*)campos obrigatórios.